quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

MIT testa conceito de mobília que se «monta» sozinha

MIT testa conceito de mobília que se «monta» sozinha

Será que no futuro, a mobília da nossa casa conseguirá montar-se sem a intevenção de um humano? Um laboratório do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que investiga essa matéria divulgou um vídeo onde mostra uma cadeira a «construir-se» sozinha.

O modelo em miniatura da cadeira é constituído por seis peças, cada uma com íman nas pontas. As peças são largadas num tanque de água com correntes, fazendo com que cada extremidade magnética «encontre» o seu par.

Trata-se de um projecto do «self-assembly lab» do MIT, que estuda como no futuro a mobília e outras estruturas poderão «montar-se» sem ajuda.

A ideia é de Skylar Tibbits e da sua equipa de investigadores. Athina Papadopoulou, que integra a equipa, disse ao Wired que a cadeira lança um equilíbrio delicado entre «controlo» e «caos».

Com demasiada aleatoriedade, se as peças da cadeira não fossem desenhadas para «encontrar» o seu par, então o produto final não seria uma cadeira; mas se as forças das correntes estivessem programadas para colocar as peças directamente nos sítios certos, nesse caso, mais valia os humanos construírem-na à mão.

No ponto em que está, o projecto é um indicador visual que o conceito das estruturas que se montam sozinhas é possível, embora nesta altura, nada viável, já que demoraríamos menos tempo a montar a cadeira à mão: A miniatura levou sete horas a ficar pronta.

A equipa planeia agora aumentar a escala e incluir no projecto um conjunto de 100 cadeiras de tamanho real que se montarão ao mesmo tempo.


Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...