domingo, 5 de abril de 2015

6 invenções portuguesas que mudaram o mundo

Apesar de ser um país pequeno e com poucas patentes registadas, Portugal foi responsável pela invenção de artefactos, objectos ou sistemas que contribuíram decisivamente para mudar o mundo. De entre muitas que poderíamos citar, destacamos 5.


1. Caravela


Este tipo de embarcação marítima surgiu no século XV pela mão dos portugueses. Foi utilizada nas descobertas feitas pelos grandes ícones da nossa história: Gil Eanes e Bartolomeu Dias por exemplo.

2. Passarola


Apesar de Leonardo da Vinci ter desenhado, no século XVI, a primeira máquina voadora, Bartlomeu de Gusmão foi o primeiro a construir e a ter alvará (pedido ao Rei D.João V) em 1709, fazendo com que Portugal se tornasse pioneiro mundial na aviação.

3. Via Verde


Surgiu pela primeira vez em 1991, criada pela empresa Brisa Auto-Estradas. Este sistema já é usado em vários pontos do mundo, permitindo, assim, a facilidade de pagamento nas portagens das auto-estradas e pontes.

4. Multibanco


A Rede Multibanco apareceu em 1985 e foi uma das grandes mudanças no sector bancário em Portugal. É uma das mais avançadas no mundo, com capacidade de fazer qualquer tipo de pagamentos de serviços. No início, foram instaladas apenas 12 caixas, espalhadas pelo Porto e por Lisboa, contando actualmente com 13 mil caixas. É, sem dúvida, uma das invenções mais marcantes no nosso país e no nosso dia-a-dia.

5. Coloradd


O Coloradd é um sistema de identificação de cores para daltónicos (problema que afeta 10% da população masculina mundial), desenvolvido por um designer gráfico português. Desde que foi criado, o Coloradd tem sido aplicado em várias áreas, nomeadamente na saúde e educação, como por exemplo: embalagens de comprimidos, nas pulseiras de hospital, lápis de cor, nos mapas de rede de metro, semáforos, sinalética, embalagens, entre outros.

6. Cartões pré-pagos


Quase todos os portugueses têm ou já tiveram um dia um cartão pré-pago no seu telemóvel. Consiste em carregar o cartão com determinado montante, que posteriormente pode gastar em chamadas ou mensagens telefónicas. O que a maior parte das pessoas não sabe é que a TMN, atual MEO, foi a “inventora” deste sistema de pagamento que hoje em dia está espalhado um pouco por todo o mundo.

Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...