quarta-feira, 5 de abril de 2017

Não é milagre: Transformar água salgada em potável vai ser possível


Descoberta foi divulgada esta semana e afirma conseguir filtrar o sal, deixando a água limpa e potável. Em 2025, estima-se que 14% da população global sofra com a escassez de água, segundo dados da União Europeia.

Um grupo de investigadores britânico descobriu uma forma de filtrar o sal da água salgada com uma peneira à base de grafeno, uma descoberta que pode permitir que as condições de várias zonas do mundo sem acesso a água limpa sejam melhoradas.

Em 2025, estima-se que 14% da população global sofra com a escassez de água, segundo dados da União Europeia, que apontam ainda as alterações climáticas como factores que podem piorar os cenários, já que conduzem ao aumento da temperatura e à escassez de chuva.

O grafeno é uma forma cristalina do carbono organizado numa rede hexagonal e foi identificado pela primeira vez na Universidade de Manchester em 2002. A partir dessa data, cientistas focaram os trabalhos no desenvolvimento de uma peneira com custos reduzidos que permita a dessalinização a uma escala industrial.

A descoberta foi divulgada esta semana, e publicada no Nature Nanotechnoly, e garante conseguir solucionar os problemas com que a equipa se deparava anteriormente. Os investigadores explicaram que conseguiram restringir o crescimento dos poros ao revestir o material com um composto de resina, evitando que os poros inchem e assim filtram o sal, deixando água limpa e potável.

Rahul Nair, responsável pelo projeto, explicou num comunicado da universidade que a inovação é “um passo significativo e vai abrir novas possibilidades para melhorar a eficiência da tecnologia na dessalinização”.

“Esta é a primeira experiência clara. Demonstrámos também que existem possibilidades realistas para expandir a abordagem descrita e produzir em massa membranas à base de grafeno com os tamanhos de peneira necessários.”

Ainda é necessário apurar se esta solução é eficiente na prática mas, já se toma como um grande avanço na dessalinização.

Fonte: JE

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...