quinta-feira, 22 de junho de 2017

A família cresceu? Astrónomos teriam descoberto o décimo planeta do Sistema Solar

Planetas no espaço

Astrónomos encontraram vestígios da existência de mais dois planetas nos arredores do Sistema Solar após terem analisado caraterísticas do movimento de várias dezenas de planetas anões ao redor do Sol, diz-se no artigo da publicação Astronomical Journal.

No início de janeiro do ano passado, dois pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Califórnia, Michael Brown e Konstantin Batygin, declararam ter conseguido calcular a localização do misterioso planeta X, o nono planeta do sistema Solar, afastado do Sol a uma distância de 41 biliões de quilómetros e com uma massa 10 vezes superior à do Sol.

Kathryn Volk, da Universidade do Arizona, e seu colega Renu Malhotra calcularam há meio ano as possíveis órbitas do planeta X e agora pressupõem que na verdade existem dois corpos celestes, e não um.

"As anomalias que encontramos são inexplicáveis se considerarmos que todos os planetas do Sistema Solar já foram descobertos. Podem ser originadas por um planeta cujo tamanho seja, pelo menos, igual ao de Marte. Não temos razões para duvidar de sua existência, pois tal coincidência no movimento de outros planetas seria bom demais para ser verdade", diz Kathryn Volk.

Os astrónomos chegaram a tal conclusão após terem analisado as órbitas dos corpos celestes em partes diferentes no cinturão de Kupier e descoberto que existem dois grupos de planetas anões, cujas órbitas são estranhamente inclinadas e alongadas em relação às órbitas de outros corpos celestes nos arredores do Sistema Solar.

Segundo os cientistas, o primeiro grupo de anomalias está ligado ao movimento dos planetas gigantes e do planeta X de Brown e Batygin, enquanto o segundo — com um outro planeta relativamente grande.

As órbitas do planetas do segundo grupo são menos inclinadas do que as do primeiro. Isso indica que o décimo planeta do sistema Solar é significativamente menor que o planeta X, sendo uma "super-Terra" ou "mini-Neptuno". 

De acordo com os cálculos de Volk e Malhotra, terá um massa igual à de Marte e ficará mais perto ao cinturão de Kupier e os planetas restantes do Sistema Solar, do que o planeta X de Brown e Batygin, por isso pode ser descoberto mais cedo do que o último, acham os autores do artigo.

Por outro lado, como reconhecem os pesquisadores e como nota Konstantin Batygin, é lógica a pergunta — por que é que ainda não foi descoberto pelos astrónomos? Os pesquisadores acreditam que isso se deve ao facto de sua órbita possa estar situada em uma zona do céu onde fica o disco brilhante da galáxia, que "vence" a luz fraca do "primo" de Marte.

Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...