segunda-feira, 26 de junho de 2017

O fenómeno cósmico que "aparece do nada" e sacode a Terra

VÍDEO: O fenômeno cósmico "aparece do nada" e balança Terra

As ejecções de massa coronal invisíveis disparam de forma repentina 'bolhas' de partículas carregadas electricamente, em seguida, colidem com o campo magnético da Terra.

Cientistas da Universidade da Califórnia financiados pela NASA criaram um modelo que simula a ejecção de uma massa coronal invisível, um fenómeno que estar a deixar os astrónomos perplexos dá a impressão de que "aparece do nada", escreve o site da Phys. org.

Ao contrário das tempestades solares 'normais' ejecções coronais de massa são precedidas de erupções brilhantes ou explosões de partículas energéticas carregadas, ejecções invisíveis são não acompanhadas por estas 'advertências'.

A velocidade de eventos durante a emissão dessas partículas invisíveis é 400-700 km por segundo e coincide aproximadamente com o vento solar normal, o que é o fluxo constante de partículas do sol. Uma taxa muito menor de ejecções de massa coronal 'normal', que chega a quase 3.000 quilómetros por segundo.

No entanto, as tempestades 'invisíveis' podem perturbar o campo magnético da Terra.


O modelo criado pelos cientistas coincidem com observações astronómicas e mostra como cresce lentamente uma 'bolha' até que de repente cria "uma massa de campos magnéticos que torcem", que segue a partir do Sol e viajam em alta velocidade para o espaço.

Os cientistas explicam este fenómeno com as diferenças entre a velocidade de rotação das várias partes do sol: o Equador gira mais rápido do que os pólos, o que aumenta a tensão em campos magnéticos solares e 'Twisted'.

Fonte: RT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...