segunda-feira, 17 de julho de 2017

Mapa extraordinário: Antárctida sem gelo e habitada por extraterrestres?

Mapa do mundo, desenhado pelo almirante otomano Piri Reis em 1513.

Um mapa, desenhado em 1513 por um almirante turco, parece mostrar a costa da Antárctida sem gelo. Dezenas de teorias foram propostas para explicar o mistério do mapa de Piri Reis.

Haji Ahmed Muhiddin Piri era almirante da Marinha turca no século XVI, época em que viagens além do mar Mediterrâneo ou Negro não aconteciam.

Em 1513, ele elaborou um extraordinário mapa do mundo, desenhado em couro de gazela, posteriormente em papel comum.

Graças ao pelo de gazela, o mapa, conhecido como mapa de Piri Reis, resistiu a quatro séculos e foi descoberto em 1929 na biblioteca do famoso Palácio de Topkapi, em Istambul.

Gustav Deissmann, o teólogo alemão que o descobriu, ficou surpreso e admirado pela imagem detalhada do mundo conhecido naquele período, mas também ficou perplexo pelo desenho da Antárctida, representado pelo almirante.

@OttomanArchive 16th Century (1513)map by Piri Reis detailing the coastline of an ice free Antarctica

"O mapa, desenhado no século XVI por Piri Reis, mostra detalhadamente uma Antárctida sem gelo"

O mapa mostrava um continente sem gelo, enquanto todas as referências geográficas conhecidas indicam que a Antárctida é coberta por gelo há milhões de anos.

Para elaborar o seu próprio mapa, o almirante Piri teria usado 20 mapas e tabelas diferentes, entre eles o mapa desenhado pelo próprio Colombo e por navegantes portugueses que descobriram o Brasil.

No entanto, a costa da América do Sul, mais especificamente do sul do Rio de Janeiro de hoje, segundo o mapa de Piri Reis, foi desenhada mais a leste, tornando-se uma costa do Norte.

Alguns cartógrafos argumentaram que a costa é extremamente parecida com a Terra da Rainha Maud, que foi descoberta apenas em 1820. Ninguém pisou na costa até que em 1930, o navegador norueguês, Hjalmar Riiser-Larsen, desembarcou lá e nomeou o território em honra da mulher do então rei da Noruega, Haakon VII.

É engraçado, mas na época da Segunda Guerra Mundial, quando a Alemanha ocupou a Noruega, o território foi rebatizado por nazistas como Nova Suábia.

 map (1528) of Aegean Sea by  Turkish geographer Piri Reis 

​"Um mapa histórico do mar Egeu, desenhado pelo geógrafo otomano turco Piri Reis"

O professor norte-americano Charles Hapgood foi quem usou o mapa como evidência para provar sua teoria sobre uma Antárctida sem gelo.

No seu livro, Maps of the Ancient Sea Kings (Mapas de reis marítimos antigos) ele afirmou que os Pólos Norte e Sul da Terra tinham mudado à 11.000 anos e que uma civilização antiga, que vivia na Antárctida, desenhou o mapa da costa.

Erich von Daniken, escritor suíço que ficou conhecido na década de 1970 graças ao livro Eram os Deuses Astronautas?, possuía teorias sobre as linhas de Nazca no Peru e sobre extraterrestes terem vivido na Antárctida.

Porém, na opinião de Steven Dutch, da Universidade de Wiskonsin-Green Bay, EUA, toda a teoria da Antárctida sem gelo é falsa e o mapa é incorrecto.

"O mapa mostra a América do Sul oscilando para leste. Levando em consideração que o mapa deixa a desejar no quesito latitude, pode-se ter certeza que a costa não é da Antárctida", escreve.

O professor Dutch afirma que o mapa seja simplesmente incorrecto e especulativo, no que se trata da região do Atlântico Sul, pois navegantes não a exploraram, sendo assim, não possuíam ideia alguma em que direcção continuava a costa no Sul do Brasil.

Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...