segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Intel lança “Régua SSD” que pode armazenar 300 mil filmes HD

Novo formato em régua de armazenamento SSD lançado pela Intel
Na tentativa de levar mais longe a sua tecnologia de armazenamento SSD, a Intel revelou há alguns dias um novo elemento com uma forma igualmente revolucionária no que toca a armazenamento. Exatamente, falamos num régua SSD, fina, que pode armazenar 1 Petabyte de dados com potência reduzida e esforço de arrefecimento igualmente reduzido.

A gigante americana, contudo, não revelou nem o preço nem a data de lançamento deste curioso formato de armazenamento.

A Intel anunciou os seus principais avanços na tecnologia de armazenamento de data center. Os novos desenvolvimentos incluem o novo formato de régua com tecnologia SSD da Intel, SSDs de porta dupla da tecnologia Intel Optane, SSDs de porta dupla 3D NAND, etc. Fora isso, o novo padrão em forma da régua rouba toda a atenção, pois claro!

Como os gigantes da tecnologia estão a mudar para as tecnologias de armazenamento em estado sólido, também estão prontos para experimentar novas formas de armazenamento de dados. No início, os SSDs seguiram o clássico modelo do disco rígido com unidades de 3,5 polegadas e 2,5 polegadas. O padrão em forma da régua Intel armazena até 1PB (Petabyte) num servidor 1U, de acordo com o TechGage.

Basicamente, esta forma longa e magra, uma régua SSD na sua plenitude, oferece a maior capacidade de armazenamento para um servidor com as mais baixas necessidades de energia e refrigeração requeridas.

Este SSD de próxima geração usará a tecnologia Intel 3D NAND para armazenar cerca de 300.000 filmes HD ou cerca de 70 anos de entretenimento contínuo. Como comparação, para alcançar o mesmo armazenamento com um disco rígido de 10 TB precisa de um servidor carregado de 4U de 100 baías.

No momento, a Intel absteve-se de fornecer mais detalhes, preços e data de lançamento do SSD em régua.

Será que este novo formato irá “fazer escola” e mudar o nosso conceito de “disco” mudando todo um conceito no que toca ao armazenamento?

Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...