quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Alongado e de cor vermelho escuro: assim é o primeiro visitante interestelar do nosso Sistema Solar

Vermelho alongado e vermelho escuro: este é o primeiro visitante interestelar do nosso Sistema Solar

Os cientistas assinalaram que o asteróide é alongado, de cor vermelha escura e que, além disso, não gira em torno do Sol.

O primeiro cometa conhecido de proviniência fora do Sistema Solar foi descoberto no Havaí a 18 de outubro e agora os especialistas da NASA detalham suas características, que não seguem as qualidades típicas dos asteróides.

De acordo com a descrição da agência espacial, o C/2017 U1 tem uma aparência alongada, como um charuto enorme de cerca de 400 metros e sua cor é vermelha escura. 

Sua forma poderia fornecer novas pistas sobre como outros sistemas estelares foram formados, relatou a Nature .

Em relação à sua origem, as primeiras estimativas indicam que ele avança a 64000 quilómetros por hora a partir de uma direcção no qual a constelação de Lyra está localizada, então levará alguns anos para atravessar todo o Sistema Solar antes de deixá-lo para não retornar.

De órbita hiperbólica y con la mayor excentricidad jamás registrada... Un gran hallazgo el cometa C /2017 U1http://myuniversoo.blogspot.com/2017/10/los-astronomos-pueden-haber-observado.html?spref=tw …

Dúvidas sobre sua origem

Baptizado como 'Oumuamua', uma voz havaiana que se refere a um mensageiro que chega da distância, este asteróide não gira em torno do sol, mas segue uma trajectória angular em relação às órbitas de outros planetas. "Se novas observações confirmarem a natureza incomum de sua órbita, este objecto seria o primeiro caso de cometa interestelar", anunciou o Centro de Planetas Menores da União Astronómica Internacional.

No entanto, nem todos os especialistas estão convencidos de sua proveniência externa. A especialista planetária Maria Womack, da Universidade do Sul da Flórida, apontou que a particularidade da sua jornada poderia resultar de uma "interacção com Júpiter ou outro planeta" que poderia ter causado que ele mudasse sua órbita.

Mude sua tonalidade

De acordo com especialistas, o cometa varia drasticamente o seu brilho toda vez que gira em seu próprio eixo, o que acontece cada pouco mais de sete horas, explicou Karen Meech, do Instituto de Astronomia do Havaí: "Essa mudança incomum no brilho significa que o objecto é alongado: cerca de dez vezes mais do que o largo, com uma forma complexa ".

"Nós também descobrimos que tem uma cor avermelhada, semelhante à dos objectos do Sistema Solar no exterior, e confirmamos que é completamente inerte, sem o menor vestígio de poeira ao redor", acrescentou. Segundo Meech, a sua vermelhidão é o resultado da irradiação de raios cósmicos ao longo de centenas de milhões de anos.

Essas propriedades sugerem que o cometa é denso, composto de rochas e, talvez, de metais e não contém água nem gelo.


Fonte: RT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...