quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

A NASA descobre dois novos planetas e um sistema semelhante ao nosso Sistema Solar

A NASA descobre dois novos planetas e um sistema semelhante ao nosso Sistema Solar

Esta quinta-feira, a NASA divulgou uma importante descoberta que pode ser feita graças à análise de dados do telescópio espacial Kepler. 

Esta quinta-feira, às 18:00 TMG, a NASA realizou uma conferência de imprensa para fazer um grande anúncio sobre uma descoberta feita pelo seu telescópio espacial Kepler como parte de sua missão de busca de exoplanetas.

Durante a conferência, a NASA informou que descobriu dois novos planetas, Kepler-80 g e Kepler-90 i. Esse último corpo celestial é o terceiro planeta que orbita o sistema planetário da estrela Kepler-90 que, a partir de agora, é o primeiro - do nosso Sistema Solar - que tem oito planetas, como hoje conhecemos.


É provável que outros sistemas planetários sejam mais promissores para a vida do que Kepler-90. Cerca de 30% maior do que a Terra, Kepler-90i está tão perto da sua estrela que a temperatura média da sua superfície poderia ser superior a 425 ºC - semelhante à de Mercúrio - enquanto Kepler-90h, o planeta mais externo do sistema, ele orbita em torno de sua estrela a uma distância semelhante à da Terra e do Sol.

Christopher Shallue, o representante do Google que participou da conferência junto com três especialistas da NASA, explicou que sua empresa desenvolveu uma rede neural capaz de identificar planetas, embora seu sinal seja muito fraco.

"O sistema Kepler-90 é como uma mini-versão do nosso sistema solar, tem planetas menores dentro e maiores do lado de fora, mas tudo está mais próximo", diz Shallue.

"Como esperamos, há descobertas emocionantes escondidas no nosso arquivo de dados Kepler" e "essas novas descobertas reflectem que nossos dados serão um tesouro escondido" que estará "disponível para pesquisa inovadora por muitos anos", disse o director da divisão. de Astrofísica da NASA em Washington, Paul Hertz.

Os cientistas utilizaram uma rede neural - um sistema de aprendizagem automático - para procurar e identificar sinais planetários na enorme base de dados Kepler. Depois de "aprender" a distinguir entre os corpos celestes depois de examinar 15.000 sinais, esse sistema foi usado para procurar planetas em cerca de 670 estrelas nas quais várias dessas estrelas já eram conhecidas.

Na sua declaração anterior à conferência, a NASA destacou o papel que o telescópio Kepler teve na descoberta de planetas que orbitam outras estrelas e são semelhantes em tamanho e condição para a Terra.

Kepler foi lançado no espaço em março de 2009 e está recolhendo dados sobre outras estrelas e sistemas planetários até sua primeira missão ter terminado em 2012. Dois anos depois, os cientistas iniciaram uma nova missão, K2, cujo objectivo está focado na busca de planetas fora do sistema solar, chamados exoplanetas, bem como no estudo de estrelas jovens, supernovas (explosões estelares) e outros fenómenos espaciais.

Fonte: RT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...