terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Aviso de asteróide: Rocha espacial grande como uma casa em "órbita incerta" passagem pela Terra nos próximos dias

Asteróide-2018AJ

A NASA está monitorizando de perto a chegada de um asteróide previamente não observado que está definido passar pela Terra passada na próxima semana a 12.300 milhas por hora.

A rocha espacial havia sido invisível para os astrônomos até ao dia 5 de janeiro, mas os cientistas calcularam rapidamente o asteróide, chamado 2018 AJ, passará pela Terra terça-feira, 23 de janeiro.

Mas a NASA admite que ainda não está certa do seu caminho orbital.

Os novos asteróides recebem um código de condição entre 0 a 9 com base nos dados dos astrónomos sobre o seu curso.

Zero significa que eles são bastante certos, mas 9 é classificado como "altamente incerto".

Actualmente acredita-se que irá passar num confortável 4,6 vezes a distância da Terra à Lua.

A Lua está a 238 mil milhas da Terra e esta passagem, actualmente estimada em cerca de 1,1 milhão de milhas, é considerada uma barriga de gato em termos astronómicos.

A NASA monitoriza qualquer coisa que esteja dentro de seis milhões de milhas do nosso planeta como um asteróide próximo da Terra.

O asteróide é estimado entre 22 e 68 metros de diâmetro, o que significa que é maior do que uma casa de três andares.

Se algo desse tamanho afectar a Terra, poderia dizimar uma cidade inteira.

Em fevereiro de 2013, um meteoro desconhecido de 19 metros veio do nada para explodir no céu acima de Chelyabinsk, na Rússia, com a força de 500 mil toneladas de TNT.

E a energia libertada partiu os vidros em centenas de edifícios e mais de 1000 pessoas ficaram feridas como resultado.

Existem milhões de asteróides no sistema solar, geralmente encontrados no cinturão de asteróides entre Marte e Júpiter, no entanto, aqueles que passam pela Terra são chamados de objectos próximos.

Eles são corpos pequenos e rochosos que orbitam o sol, e muitas vezes são chamados de planetas menores ou planetoides porque são menores, e até mesmo a lua

Houve vários asteróides descobertos no ano passado pela NASA, que está continuamente localizando-os, mas estima que apenas conhecemos a localização de cerca de 3 por cento daqueles que estão por aí.

Um porta-voz da NASA disse: "A partir de 24 de dezembro, existem 17.495 objectos Near-Earth conhecidos (NEOs) em torno de nosso planeta; 17.389 são asteróides.

"No ano passado, descobrimos 1.985 novos asteróides próximos da Terra. Havia 1888 tais objectos descobertos em 2016 e 1.571 em 2015. "

2018 AJ é do grupo Apolo de asteróides, um grupo de asteróides próximos da Terra que regularmente passam pelo planeta.

Eles foram descobertos pelo astrónomo alemão Karl Reinmuth na década de 1930 e chamados após o primeiro a ser descoberto em 1862, o asteróide de Apollo de 1,5 km de diâmetro.

O novo, 2018 AJ foi observado pela primeira vez pelos operadores do Mount Lemmon Survey Observatory, nas Montanhas Santa Catalina, a nordeste de Tucson, no Arizona.

A NASA diz que não conhece nenhum asteróide significativo que seja esperado atingir a Terra por pelo menos em 100 anos.

A partir de 7 de janeiro, existem 1.872 objectos potencialmente perigosos descobertos nas proximidades da Terra, mas nenhum deles está em colisão.

Desde o início deste ano, mais de nove novos objectos foram descobertos.

VIDEO:



Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...