sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Descobriram a vacina para a doença mais mortal do século obrigado

Homem e mulher em casaco de laboratório olham para uma tela de computador

Felizmente, o avanço da ciência tem tido resultados muito positivos para a saúde. Graças aos estudos científicos, conseguimos tratar milhares de doenças que no passado não tinham cura.

No entanto, tem sido muito difícil encontrar uma cura para o cancro… até agora! Recentemente, os pesquisadores lançaram uma boa notícia: já foi criada uma vacina que destrói a doença mais mortal do século!

Uma equipe da Universidade de Stanford afirma ter encontrado uma vacina que ataca tumores em todo o corpo. Essa mesma equipe desenvolveu um dos tratamentos de cancro mais utilizados actualmente. De acordo com eles, a injecção desencadeia uma resposta defensiva do corpo, que começa a atacar todos os tumores espalhados.

A vacina é tomada em duas vezes, e ela activa o sistema imunológico para combater o cancro. Até agora, os testes em ratos de laboratório foram muito bem sucedidos. A injecção eliminou os tumores mais difíceis de tratar e mais espalhados pelo corpo dos roedores.

Agora, a equipe de cientistas está recrutando pacientes com linfoma para fazerem ensaios clínicos em humanos! Para além de ser eficiente, a vacina é económica e raramente causa efeitos colaterais adversos, ao contrário da quimioterapia e tratamentos semelhantes.

De acordo com a equipe da Universidade de Stanford, apenas uma injecção desencadeia uma resposta do corpo inteiro. Isso faz com que o sistema imunológico ataque todos os tumores espalhados. E o melhor de tudo? A injecção funciona com vários tipos diferentes de cancro.

“Nossa abordagem usa uma aplicação única de quantidades muito pequenas de dois agentes para estimular as células imunes apenas dentro do próprio tumor. Nos ratos, vimos efeitos surpreendentes do corpo, incluindo a eliminação de tumores em todo o animal,” disse Ronald Levy, professor de oncologia e um dos principais autores da vacina. Este homem também trabalha no laboratório que desenvolveu o Rituximabe, uma forma de quimioterapia amplamente utilizada.

O novo método funciona para reactivar as células T específicas de cancro. Eles injectam uma milionésima de grama de dois agentes directamente no local do tumor. O primeiro, um curto trecho de ADN, trabalha com células imunes próximas para aumentar a efectividade de um receptor activador na superfície das células T. O segundo, um anticorpo que se liga ao receptor, activa as células T para atacarem as células cancerígenas.

Agora, Levy e os parceiros estão recrutando 15 pacientes com linfoma. Se o tratamento funcionar em humanos, esta descoberta pode significar uma enorme mudança no ramo da saúde! Já imagina-te conseguirmos tratar a doença mais mortal do século?

Para quem quiser saber mais sobre esta nova vacina e os ensaios em humanos...

Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...