sábado, 17 de fevereiro de 2018

Filipinos encontram um “mau presságio” na praia e temem a chegada do apocalipse


Segundo especialistas, encontrar peixes de água profunda mortos na orla do mar pode ser presságio de um eventual terramoto ou tsunami.

Os habitantes da província filipina Negros Oriental temem a chegada de um apocalipseapós encontrar um tubarão boca-grande morto nas orlas da praia, segundo o Daily Star. “Isto significa muito azar. Um desastre pode estar aí à porta e temos que nos preparar”, assegura Paulino Ocana.

Apesar do medo que o tubarão suscita na população, muitas pessoas tentaram devolvê-lo à água para o salvar, afirmou Peter Ramírez, um pescador local. No entanto, “o animal já estava morto“. As autoridades já estão a investigar a causa da morte, avança a RT.

O exemplar de tubarão media quatro metros e pertence a uma espécie rara conhecida como “boca-grande” pelas dimensões da sua cavidade bocal.

O tubarão, que habita em águas profundas, pode medir até 5,2 metros e viver até 100 anos. Desde que foi descoberto em 1976 só foram reportados 60 avistamentos confirmados no Japão, em Taiwan e nas Filipinas.

Pesca de águas profundas: um mau presságio

O sismólogo japonês Kiyoshi Wadatsumi ressalta que os peixes de águas profundas são criaturas “muito sensíveis a movimentos irregulares” do fundo marinho.

É provavelmente por essa razão que, na crença popular, a aparição deste tipo de peixes na orla da praia se associa à iminência de uma catástrofe natural.

No Japão acredita-se que o peixe-remo é um presságio de um tsunami ou um terramoto. Antes do grande sismo que sacudiu o noroeste do Japão, em 2011, encontraram-se cerca de 20 peixes-remo encalhados nas praias da zona.

Seis anos depois, na província de Surigao, nas Filipinas, ocorreu um terramoto nos dois dias a seguir a ter sido encontrado morto um peixe-remo numa das áreas costeiras da província.

Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...