sexta-feira, 16 de março de 2018

Asteróide Bennu: Este facto PROVA rocha espacial gigante temida pela NASA destruirá a Terra?

Asteróide Bennu: o asteróide é do mesmo tamanho que o World Trade Center

Um asteróide MASSIVO quase exactamente do mesmo tamanho que o World Trade Center pode estar num curso de colisão com a Terra, e suas dimensões não são as únicas semelhanças que o objecto celestial compartilha com os edifícios mal intencionados.

Numa coincidência estranha, o Asteroide Bennu foi descoberto a 11 de setembro - no mesmo dia em que as estruturas icónicas foram destruídas num ataque terrorista executado pela Al-Qaeda.

O asteróide, formalmente designado como 101955 Bennu, está passando pelo espaço a 63 mil milhas por hora e especialistas alertaram sobre consequências "directas" se a rocha de 79 biliões de quilogramas esbarrar com o nosso planeta.

Os astrónomos que identificaram Bennu em 1999 estimaram que a esfera de congelamento da rocha tem um diâmetro de cerca de 492 metros, tornando-se extremamente similar em tamanho às originais Torres Norte e Sul do World Trade Center.

Apesar de pesar o equivalente a 1.664 vezes mais pesado que o Titanic, o asteróide é de tamanho relativamente pequeno em termos celestes.

Mas a velocidade com que o Bennu está viajando, se chocsse com a Terra, pode causar danos incalculáveis.

Felizmente, as chances de a rocha realmente impactar com nosso planeta são relativamente escassas, com especialistas estimando uma chance de 1 em 2.700 de Bennu atingir a Terra a 25 de setembro de 2135.

No entanto, ocorrências menos prováveis ​​aconteceram, com os apostadores inicialmente sendo oferecidos chances de 5000 a 1 na recém-promovida Leicester City sendo coroados campeões da Premier League do Reino Unido - uma competição que desafiaram todas as expectativas para eventualmente ganhar.

Se Bennu se encontrar num curso de colisão com a Terra, a NASA advertiu que há pouco que poderá ser feito para evitar o impacto.

A agência espacial está experimentando uma variedade de naves anti-asteróides de alta tecnologia projectadas para evitar uma colisão.

Os especialistas esperam que sua Missão de Mitigação de Asteróides de Hypervelocity para o Serviço de Resposta de Emergência actue como activo para derrubar os asteróides, ou reduzi-los em pedaços usando armas nucleares.

Mas o tamanho de Bennu descartou a primeira opção, e a perspectiva de destruí-lo com armas nucleares enviaria restos radioactivos e pequenos pedaços  de rocha para a Terra.

O asteróide responsável pela extensão dos dinossauros que esmagou a Terra há cerca de 65 milhões de anos foi muito maior do que 101955 Bennu.

Seu impacto provocou um inverno nuclear que bloqueou o sol e causou que as temperaturas caíssem por décadas.

Embora Bennu não seja susceptível de causar danos numa escala tão maciça, ainda teria o potencial de desencadear o poder de 1.200 megatons de energia em impacto - 80.000 vezes o da bomba nuclear que foi lançada sobre Hiroshima.

Kirsten Howley, um físico do Laboratório Nacional Lawrence Livermore, co-autorizou um relatório sobre os resultados potencialmente catastróficos de um impacto.

Disse: "A chance de um impacto parece escasso agora, mas as consequências seriam terríveis.

"Este estudo tem como objectivo ajudar a encurtar a linha de tempo de resposta quando observamos um perigo claro e presente para que possamos ter mais opções para desviá-lo.

"O objectivo final é estar pronto para proteger a vida na Terra".

Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...